O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) acompanhou na quinta-feira (03) a construção da torre telefônica em Peixoto de Azevedo, no distrito União do Norte, cuja população ultrapassa 12 mil habitantes.
A empresa Claro iniciou a instalação da estrutura e prevê que a distribuição de sinal começará entre 30 e 60 dias.
Conforme o deputado, a articulação com a empresa começou em 2023, quando presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Telefonia. Durante as apurações, Diego encontrou irregularidades das empresas de telefonia e recebeu reclamações dos moradores sobre a falta de conectividade.
“É uma vergonha União do Norte não ter sinal de internet e telefone móvel. Desde que fui eleito, recebi diversas reclamações, pedidos de vereadores e da sociedade civil organizada para nos juntarmos por essa causa que muitos batalharam, mas não tiveram êxito”, disse.
“Fizemos a CPI da Telefonia na Assembleia Legislativa, onde um dos principais fundamentos era a telefonia de União do Norte. O que estava previsto para 2030, se é que aconteceria, vemos começar a se concretizar. Em 30 a 60 dias, o sinal da Claro estará disponível à população. O sinal não é mais uma regalia, mas uma necessidade”, acrescentou.
O deputado também revelou que irá a Brasília para alinhar com a Claro maneiras de melhorar a distribuição de sinal na cidade.
Por fim, Diego classificou a instalação da torre como “vitória” para o município.
“Estarei acompanhando. Na semana que vem, vou a Brasília conversar com a empresa Claro para ver outras cidades que lutamos para conseguir [sinal telefônico]”, contou.
“É mais uma vitória, isso mostra que o trabalho sério, que esteve conosco em uma audiência publica em 2023, a união entre representante e população, traz resultado”, completou.
”Promessa há mais de 12 anos”
Juliano José de Souza, que mora em União do Norte há 24 anos, disse que nos últimos doze anos recebeu promessas sobre a instalação de uma torre telefônica.
Ele agradeceu a articulação do deputado Diego Guimarães com o Poder Executivo e a empresa Claro para viabilizar a instalação da estrutura.
“Nós temos promessas há mais de doze anos para montar esta antena. O prefeito falou que lutaria, mas não garantiria conseguir a antena por depender dos deputados. Até que enfim, lembrou de nós, porque estávamos necessitando”, relatou.
“Agradeço o Diego Guimarães. É tudo na nossa vida. Se ele depender de algo nosso, estamos por aqui. Estamos tranquilos agora. Agradeço por ele ter lembrado de nós, que estamos sofridos nessa gleba”, completou.