Redação
A delegada da Polícia Civil de Mato Grosso, Mariell Antonini, foi anunciada pelo governador Mauro Mendes como nova chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. A nomeação foi oficializada nesta quarta-feira (10).
Segundo o governador, Mariell reúne ampla experiência na temática e chega ao gabinete para fortalecer articulações e ampliar a proteção às vítimas no Estado. “Mariell atua há muitos anos nesse tema. Tem grande experiência para ajudar nessa articulação e ser uma porta-voz dedicada, exclusivamente, a essa política de combate. Não vamos descansar enquanto não garantirmos a proteção das mulheres de Mato Grosso”, afirmou Mendes.
Atuando há uma década no enfrentamento à violência doméstica, a delegada também coordena a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Polícia Civil, responsável por ações de prevenção, proteção e atendimento em todo o território mato-grossense.
Fortalecimento das políticas de proteção
Mariell destacou que o gabinete chega para ampliar a capacidade de resposta do Estado.
“Agradeço a confiança. Mato Grosso já tem um caminho sólido na política de combate à violência contra a mulher. Com a criação desse gabinete, haverá fortalecimento das ações e desenvolvimento de novas estratégias de prevenção e enfrentamento. Muito já foi feito, e agora teremos maior articulação e governança”, pontuou.
O novo gabinete atuará integrando esforços entre Sesp, Setasc, Polícia Militar, Polícia Civil, Politec e demais órgãos, ampliando a rede de apoio às vítimas.
Investimentos e ações já executadas
O governador lembrou que o Estado intensificou medidas de combate à violência, incluindo a expansão da Patrulha Maria da Penha e o uso de ferramentas tecnológicas como o SOS Mulher e o Botão do Pânico.
Só em 2025, Mato Grosso já investiu R$ 93,4 milhões em políticas de proteção às mulheres. Entre as ações destacadas estão:
-
Criação do Gabinete e da Coordenadoria de Políticas de Enfrentamento à Violência de Gênero
-
Implantação da Sala Lilás e da Casa de Eurídice
-
100% de resolução dos feminicídios
-
Plantão 24h para vítimas de violência doméstica e sexual
-
Ampliação de delegacias e núcleos especializados
-
Programa SER Família Mulher, com auxílio-moradia de R$ 800
-
Monitoramento eletrônico de agressores
-
Operação Shamar
-
Capacitação contínua das forças de segurança
-
Inclusão do tema violência doméstica no ensino médio
-
Publicação do Plano Estadual de Metas para Enfrentamento da Violência Doméstica
A nova estrutura reforça o compromisso do governo estadual em ampliar mecanismos de prevenção, combater a violência e garantir atendimento humanizado às mulheres em todo Mato Grosso.

