Rede de fast food alega que sua futura implementação de preços dinâmicos visará oferecer descontos em horários de menor movimento, desmentindo os aumentos baseados na demanda. Após a divulgação de um novo esquema de ‘precificação dinâmica’, que gerou polêmica entre os consumidores, a Wendy’s rapidamente veio a público para desfazer o mal-entendido. A rede de fast-food, conhecida por seus hambúrgueres quadrados e batatas fritas crocantes, enfrentou reações adversas devido ao anúncio de testes de ‘preços dinâmicos’ e atualizações no menu com o auxílio de inteligência artificial (IA), previstos para 2025. Unidade da Wendy’s em Portsmouth – Imagem: Insider Media/Reprodução A verdade sobre os preços Contrariando as especulações, a empresa esclareceu que seu experimento com preços não implicará em aumentos automáticos durante picos de demanda. Segundo declarações à Reuters, o objetivo é, na verdade, aproveitar os momentos de menor fluxo de clientes para oferecer descontos, buscando maior flexibilidade na gestão de seu cardápio. Este esclarecimento veio após a interpretação equivocada de que a Wendy’s ajustaria seus preços para cima nos horários de maior movimento. Investimentos e inovações No cerne desta iniciativa está um investimento significativo, estimado em US$ 20 milhões, para a instalação de painéis de menu digital em todas as suas lojas operadas pela empresa nos Estados Unidos. Esses dispositivos exibirão os preços ajustados em tempo real com o uso de inteligência artificial. Além disso, prevê-se um aporte adicional de US$ 10 milhões destinados ao aperfeiçoamento do sistema global da Wendy’s. Tais recursos visam aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional, através da promoção de itens específicos do menu e da precisão nos pedidos. Contexto e recepção do mercado A estratégia da Wendy’s se insere em um contexto mais amplo de adoção da precificação dinâmica em diversas indústrias, como hotelaria e transporte. Apesar de ser um território relativamente inexplorado no setor de fast-food, outras cadeias que experimentaram o modelo obtiveram feedback positivo, sugerindo que a preocupação com uma possível rejeição dos consumidores pode não se concretizar. A companhia também se prepara para testar outras inovações tecnológicas, incluindo um sistema de IA para otimização de pedidos e vendas sugeridas baseadas em condições climáticas. Enquanto a empresa avança com seus planos de implementação de preços dinâmicos e outras inovações digitais, resta aguardar a recepção do público e os possíveis ajustes que essas estratégias exigirão no futuro.