Onze alunos do ensino médio de cinco escolas estaduais de Sinop, a 503 km de Cuiabá, compõem a equipe Canintech, que garantiu uma das seis vagas para o campeonato mundial que acontece em abril na cidade de Houston, nos Estados Unidos, na modalidade FIRST Robotic Competition (FRC). Esse é o segundo ano consecutivo que o estado garante vaga no campeonato mundial.
A FRC é considerada a olimpíada dos robôs e é a categoria mais avançada, com alunos do ensino médio, que constroem e programam robôs de porte industrial. Mais de 2 mil estudantes de todo o país participam da competição que classifica as melhores equipes para torneios internacionais. Os robôs chegam a 56 kg e têm 1,2 metro de altura, para realizar tarefas em uma arena.
O voo das araras canindé, espécie abundante em Sinop (MT) foi o que inspirou o nome da equipe estreante. A Canintech foi uma das oito representantes de Mato Grosso no Torneio Sesi de Robótica, em parceria com a Secretaria de Educação do estado (SEDUC-MT).
Para o estudante de 16 anos da Escola Estadual Enio Pipino, Guilherme Cajaíba, a colocação excedeu as expectativas, já que são estreantes no programa.