A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, na última quinta-feira (26), uma aeronave não identificada que entrou ilegalmente no espaço aéreo do Brasil. O modelo Cessna 210, sem matrícula, foi detectado pelo Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA) em uma área próxima à fronteira com o Peru, desencadeando uma ação rápida dos caças A-29 da FAB, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
Após receberem aviso de que a aeronave seria abatida, os ocupantes realizaram um pouso de emergência na cidade de Humaitá, no estado do Amazonas. Em seguida, incendiaram o avião na tentativa de eliminar provas antes de fugirem.
De acordo com a FAB, a tripulação ignorou todas as tentativas de comunicação, não apresentou plano de voo e demonstrou “total desrespeito pela legislação vigente”. A operação faz parte da Operação Ostium, iniciativa que visa reforçar a segurança das fronteiras do país em cooperação com órgãos de segurança pública, no combate ao tráfico e outras atividades ilegais na região.