A ARDAVA (Associação dos Representantes de Defensivos Agrícolas do Vale do Araguaia) e a Central de Recebimento de Embalagens de Canarana, que opera há 21 anos, se preparam para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo neste mês de agosto. Este dia, instituído para reconhecer o sucesso do sistema de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, é comemorado por todas as centrais do Brasil vinculadas ao sistema Campo Limpo.
O Brasil é um líder mundial na destinação correta de embalagens vazias, com mais de 95% das embalagens primárias retornando para reciclagem ou incineração. Em Canarana, a Central deverá receber mais de 1.100 toneladas de embalagens este ano, enquanto a Central de Querência, derivada da de Canarana, também espera receber mais de 1.000 toneladas.
O INPEV, (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) entidade que representa os fabricantes e criou o sistema, os revendedores associados da ARDAVA, e principalmente os produtores, que lavam e devolvem as embalagens corretamente, são os pilares deste sucesso. As embalagens recicláveis são compactadas e transformadas em matérias-primas para a construção civil, agregando valor e retornando ao ciclo como novas embalagens de defensivos agrícolas.
Em agosto, a ARDAVA estará aberta para visitas escolares. No dia 16, crianças do terceiro e quarto ano das escolas locais aprenderão sobre o sistema Campo Limpo. Além disso, haverá programação em propriedades rurais e escolas técnicas, destacando a importância da destinação correta das embalagens e o papel ambiental dos produtores rurais.