As inscrições para o Casamento Abençoado 2026, em Cuiabá, seguem abertas até o dia 30 de janeiro e ainda há vagas disponíveis para casais interessados em oficializar gratuitamente a união civil. A cerimônia coletiva é idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), contemplando casais da Capital e de municípios da Baixada Cuiabana.
Ao destacar a importância da iniciativa, Virginia Mendes ressaltou o impacto social do projeto e seu papel na garantia de direitos.
“O Casamento Abençoado é uma ação que leva dignidade, segurança jurídica e reconhecimento às famílias de Mato Grosso. Para muitos casais, é a oportunidade de oficializar a união e fortalecer ainda mais os laços familiares”, afirmou.
Os interessados podem realizar a inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência ou diretamente na sede da Setasc, localizada na Rua Jornalista Amaro de Figueiredo Falcão, nº 503, bairro CPA I, em Cuiabá. Como ainda há vagas, a orientação é procurar os pontos de inscrição o quanto antes.
O projeto tem como objetivo promover a regularização civil matrimonial de casais em situação de vulnerabilidade social, garantindo o acesso a um direito fundamental e contribuindo para o fortalecimento dos vínculos familiares.
No ato da inscrição, é obrigatória a apresentação de certidão de nascimento original e atualizada (emitida há no máximo 90 dias), documento oficial com foto e comprovante de endereço. O casal também deve comparecer com duas testemunhas maiores de 18 anos, munidas de RG, CPF e comprovante de endereço, exceto pai e mãe.
A ação é destinada a casais de todas as religiões, pessoas com deficiência e famílias com renda total de até três salários mínimos, devidamente inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Segundo o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, o Casamento Abençoado é um dos projetos mais simbólicos da área social.
“Vai além da formalização de um vínculo. Representa a garantia de um direito e o fortalecimento das famílias”, destacou.
O Casamento Abençoado é realizado em parceria com entidades como a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Ministério Público do Estado, além dos Tabelionatos de Registro Civil e das Secretarias Municipais de Assistência Social.

