Uma área de floresta amazônica no município de Apiacás virou alvo de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que deflagrou uma operação após um alerta de desmatamento emitido pela plataforma de monitoramento PLANET/SCCON. A ação resultou na apreensão de seis equipamentos pesados e na aplicação de aproximadamente R$ 130 mil em multas.
Coordenada pela Unidade Desconcentrada da Sema em Alta Floresta, com apoio da Força Tática da Polícia Militar, a operação integrou uma etapa da Operação Amazônia e foi realizada na última semana. No local, as equipes encontraram destruição de vegetação nativa e exploração seletiva de madeira sem qualquer autorização ambiental.
Após análise, a Sema identificou que a área atingida pela extração ilegal somou 13,4 hectares somente em 2025. A exploração clandestina resultou na apreensão de um trator, uma motosserra, uma pá carregadeira, um caminhão, dois reboques e cerca de 210 m³ de madeira nativa, todos encaminhados para a Prefeitura de Apiacás.
A Operação Amazônia utiliza monitoramento por satélite em tempo real para detectar desmatamentos e mobiliza equipes estaduais e federais para atuar diretamente nos pontos onde o crime ambiental é flagrado. Além das apreensões, as ações envolvem embargo de áreas e responsabilização dos infratores.
A Sema reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos canais oficiais da Ouvidoria, telefone, WhatsApp, email e aplicativo MT Cidadão ou diretamente à Polícia Militar, pelo número 190.


1 comentário
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.