Redação
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) encaminhou ofícios ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e à Prefeitura de Cuiabá solicitando documentos e informações sobre licenças concedidas para eventos realizados no Parque Novo Mato Grosso, espaço de eventos ainda em construção pelo governo estadual. Nas últimas semanas, ao menos dois eventos no local registraram ocorrências com feridos provocadas por condições climáticas adversas.
“Os acidentes ocorridos no parque são graves, porque colocam em risco a segurança da população que tem frequentado esses eventos em uma obra inacabada. O local, que está sendo construído pelo Governo de Mato Grosso, precisa garantir segurança ao público, aos trabalhadores e aos competidores, por isso precisamos saber quais foram as medidas de prevenção adotadas por aqueles que são responsáveis por autorizar os eventos”, destacou Lúdio.
Nos ofícios, o parlamentar relembra que, em 18 de outubro, durante a 3ª Corrida da Educação, fortes rajadas de vento deslocaram estruturas infláveis, causando ferimentos em participantes. Entre as vítimas, uma criança de quatro anos sofreu fratura craniana após ser arremessada de um brinquedo, necessitando internação hospitalar.
O segundo episódio foi registrado, durante a etapa da Stock Car, quando parte da cobertura de uma arquibancada foi arrancada por uma tempestade. Na ocasião, a Defesa Civil havia emitido alerta amarelo para chuva intensa e tempestades.
“Considerados em conjunto, esses episódios, ocorridos em eventos distintos e envolvendo estruturas diferentes, demonstram a necessidade de exame rigoroso das condições gerais de segurança das instalações utilizadas no Parque Novo Mato Grosso para garantir que todos os eventos, passados, presentes e futuros, sejam realizados conforme os parâmetros legais e normativos exigidos”, pontuou o deputado.
Lúdio requereu à Prefeitura cópias dos alvarás de funcionamento, licenças para instalação de estruturas temporárias e todas as condicionantes impostas pelo município para realização de eventos no Parque Novo Mato Grosso. Já ao Corpo de Bombeiros, pediu cópias dos processos de aprovação de projetos, detalhes sobre a realização (ou não) de vistorias, além dos Projetos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (PSCIP), incluindo plantas, memoriais descritivos e anexos técnicos, referentes a todas as atividades já promovidas no local.

