O influenciador digital César Rincón, conhecido nas redes sociais por promover ações polêmicas e de risco, foi preso na madrugada desta quinta-feira (17) em Colíder, a 648 km de Cuiabá. Ele é acusado de desacato, desobediência, resistência à prisão e direção perigosa. A ação ocorreu durante um evento organizado por ele próprio, em que teria havido descumprimento de normas municipais para realização de sorteios.
Segundo informações apuradas junto à Polícia Civil e Militar, a confusão teve início quando Rincón promoveu um sorteio sem as devidas autorizações legais. Durante a fiscalização de rotina no local, um homem foi preso por embriaguez ao volante. O influenciador, então, interferiu diretamente na abordagem policial, questionando a atuação dos agentes, desrespeitando ordens e se recusando a colaborar com a operação.
O momento da prisão foi registrado pelo próprio influenciador e compartilhado em suas redes sociais, onde acumula mais de um milhão de seguidores. No vídeo, é possível ver a aproximação da viatura e o início da abordagem. Rincón aparece no banco do passageiro de um carro ao lado de outro homem e, visivelmente alterado, contesta a presença da polícia e alega estar sendo vítima de abuso.
Apesar da tentativa de autopromoção digital com a filmagem da abordagem, a Polícia Militar afirma que o influenciador foi conduzido à delegacia por colocar em risco a integridade da operação e por ter dirigido de forma perigosa em momentos anteriores ao evento. Ele foi liberado após pagamento de fiança.
A PM de Mato Grosso emitiu nota oficial reforçando que não compactua com qualquer tipo de violência e que eventuais excessos cometidos por agentes durante a ação serão apurados. “Todo procedimento adotado será analisado pela Corregedoria”, destacou o comunicado.
Reincidência e histórico de atitudes perigosas
César Rincón já possui antecedentes por ações que colocam em risco a segurança pública. Em outubro de 2023, ele foi detido em Confresa, a 1.160 km da capital, após “surfar” em um colchão amarrado no engate de uma caminhonete, sendo arrastado pelas ruas da cidade durante a madrugada. Na ocasião, o influenciador também gravou a cena e a divulgou como entretenimento.
O grupo de amigos com quem costuma protagonizar essas ações se autodenomina “É Us Guri”, e os vídeos frequentemente viralizam por mostrarem comportamentos que flertam com a ilegalidade e o desrespeito à ordem pública.
Na ocasião de 2023, ele foi liberado pouco depois da detenção, mas o veículo usado na ação ficou apreendido. À época, a polícia já alertava sobre o risco dessas ações incentivarem jovens a praticarem atos semelhantes em busca de atenção virtual.
Com a prisão mais recente, cresce a pressão sobre as autoridades para que o influenciador seja responsabilizado com mais rigor, diante da reincidência e do histórico de atitudes que desafiam a lei sob o pretexto de entretenimento digital.
✅️Siga nossos canais: ➡️ @boravermt ➡️ @boravermais ➡️ @boravercanarana
🎥: Fonte | g1