Os estoques de sangue do tipo O- em Mato Grosso estão em estado de atenção. O aumento dos casos de dengue, chikungunya, zika e até da Covid-19 tem reduzido o número de doadores aptos, agravando a situação dos bancos de sangue. Diante do cenário, o MT Hemocentro convoca a população para doar e garantir o abastecimento da rede de saúde.
A restrição para doação ocorre porque pessoas que tiveram essas doenças precisam aguardar 60 dias após os primeiros sintomas para serem consideradas aptas. Com isso, a demanda transfusional cresce enquanto as doações caem.
Para facilitar a participação da população, o MT Hemocentro divulgou um calendário especial de coletas durante abril, incluindo ações itinerantes e a abertura da unidade no terceiro sábado do mês, dia 19, para atender aqueles que não podem doar durante a semana.
Doações são urgentes
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, alerta que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas destaca a urgência nas doações de O-. “Se você teve sintomas de arboviroses e já passaram 60 dias, você pode doar. Precisamos da sua ajuda para manter os estoques estáveis”, afirmou.
A coleta regular ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, na sede do MT Hemocentro, na Rua 13 de Junho, em Cuiabá.
A unidade também realizará coletas externas em diversos pontos ao longo do mês, incluindo 44º Batalhão (1 a 3); no Hospital São Benedito (3 e 4); Família Borralho (9 e 10); Bom Futuro (9, 10 e 14); Igreja Adventista do Bairro Araés – Projeto Vidas por Vidas (12); UFMT – Instituto de Saúde Coletiva (15 a 17); na sede do MT Hemocentro (19, das 7h30 às 12h) e na Assembleia Legislativa (22 a 25); além de Chapada dos Guimarães (23 a 25).
Critérios para doação
Para doar sangue, é necessário:
✔ Ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 kg
✔ Estar em bom estado de saúde
✔ Alimentar-se de forma equilibrada antes da doação (não ir em jejum)
✔ Apresentar documento oficial com foto
Menores de 18 anos precisam de autorização assinada pelos responsáveis. Os homens podem doar até quatro vezes ao ano, com intervalo de dois meses entre cada doação, e as mulheres, até três vezes, com intervalo de três meses.
A doação é rápida e segura, levando cerca de uma hora. O MT Hemocentro reforça a importância da participação da população para evitar a escassez de sangue nos hospitais do estado.
✅️Siga nossos canais: ➡️ @boravermt ➡️ @boravermais ➡️ @boravercanarana