A indígena Germana Perãamo, de 113 anos, da etnia Xavante, voltou a receber sua aposentadoria nesta sexta-feira (21), após anos sem o benefício devido à ausência da prova de vida. A situação foi resolvida durante o mutirão “Defensoria Até Você”, promovido pela Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPE-MT) em aldeias da região.
Moradora da Aldeia Cachoeira, Germana possui a mesma carteira de identidade emitida pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) desde o nascimento. A ausência de atualizações no documento e a falta da prova de vida impediram o recebimento da aposentadoria, apesar de um pedido de recuperação já ter sido protocolado por um advogado em 2023.
A defensora pública Jaqueline Oliveira identificou que o benefício já havia sido restabelecido e que havia valores disponíveis na conta da idosa. Com isso, a equipe foi até a aldeia para informá-la e também solicitar um Termo de Curatela em nome do filho de Germana, permitindo que ele possa movimentar o benefício em nome da mãe. A audiência para a tutela definitiva está marcada para abril.
O mutirão, realizado entre 17 e 21 de março, atendeu 1.803 pessoas em 14 aldeias dos municípios de Água Boa e Nova Nazaré, garantindo acesso a serviços essenciais como emissão de documentos e assistência jurídica.