Produtores, especialistas, empreendedores e entusiastas da cultura do gergelim se reuniram na última quarta-feira (4), em Canarana, MT, durante o Primeiro Network Gergelim Brasil. O encontro, organizado pela Meta Consultoria, teve como propósito a troca de conhecimentos, tecnologias e discussões sobre as tendências dessa cultura agrícola, que vem conquistando espaço nas lavouras do Brasil.
A pesquisadora Nair Arriel, da Embrapa Algodão, participou do evento e apresentou os avanços e os desafios relacionados às pesquisas no setor. A programação incluiu ainda palestras sobre mecanização eficiente, manejo de plantas daninhas, climatologia e as mais recentes inovações científicas.
Canarana foi escolhida para sediar o evento por seu destaque nacional como a capital do gergelim, concentrando quase metade da produção brasileira. Mato Grosso manteve sua liderança no ranking de estados produtores, com um total de 246 mil toneladas, o que correspondeu a 46,7% da produção nacional.
De acordo com dados da Conab, a safra nacional de 2023/24 foi estimada em 360 mil toneladas, o que representou um crescimento de 228% em comparação com 2021. No mesmo período, as exportações subiram de US$ 79 milhões, em 2021, para US$ 245 milhões até outubro de 2024, marcando um aumento de 210%.
Além do Mato Grosso, estados como Goiás, Pará e Tocantins também se destacaram na produção de gergelim. Outras regiões, como Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia, foram identificadas com grande potencial para expandir a atividade.
Altemar Dias II Boraver Canarana
Siga nossos canais:
➡@boravercanarana
➡@boraveraguaboa
➡@boravercocalinho
#boravercanarana #canaranamt