O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) está em fase avançada de digitalização dos laudos das provas práticas de direção, com o objetivo de acelerar e garantir mais segurança na emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A nova tecnologia foi introduzida por meio da aquisição de 200 tablets, que começaram a ser usados em um projeto piloto na sede do Detran, em Cuiabá, em agosto de 2024. Após o sucesso inicial, o uso dos dispositivos foi expandido para 21 unidades da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretrans) em todo o Estado. Além disso, outras 11 unidades do Detran estão em processo de implantação do sistema.
Segundo a autarquia, cerca de 650 exames práticos de direção são realizados diariamente em Mato Grosso. O laudo digital promete maior agilidade ao processo, sendo a última etapa para que o candidato obtenha sua CNH.
De acordo com Gustavo Vasconcelos, presidente do Detran-MT, a tecnologia tem sido uma prioridade da gestão para garantir eficiência, transparência e segurança no processo de formação de condutores.
Inovações no sistema de avaliação
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran, Alessandro de Andrade, destacou que o laudo digital mantém os mesmos dados do laudo físico, mas oferece automatizações que otimizam o tempo e recursos. Por exemplo, caso o candidato seja reprovado na etapa de baliza, o sistema informa automaticamente o resultado e impede que ele prossiga para a próxima fase do exame, evitando desperdício de tempo e recursos públicos.
Vasconcelos prevê que, com a digitalização completa, os candidatos possam realizar o exame prático pela manhã e receber a habilitação no mesmo dia, o que representa um salto em celeridade para o processo.
Capacitação contínua e outros avanços tecnológicos
Para garantir a eficiência na aplicação dos exames, os servidores do Detran têm passado por treinamentos periódicos, ministrados pela Escola Pública de Trânsito. Desde o início da atual gestão, cursos de formação de examinadores têm sido ofertados para melhorar o atendimento e aplicação das provas.
Nos últimos seis anos, o Detran-MT também adotou outras modernizações no processo de habilitação, como o monitoramento das aulas teóricas nas autoescolas por meio de reconhecimento facial e biometria. Provas teóricas digitais, inclusive em Libras, foram implementadas em 70 municípios, o que eliminou a necessidade de provas impressas.
Nas aulas práticas, o sistema de telemetria foi incorporado, permitindo o monitoramento em tempo real das lições com o uso de validação por foto, biometria e GPS nos veículos das autoescolas. Essas iniciativas, além de otimizarem os recursos, visam garantir maior precisão e transparência na formação dos novos condutores.