Essa história foi lida de um trecho do livro escrito pelo saudoso P. José Corazza SDB. Em seguida, todos ergueram suas orações pelos irmãos que entregaram a vida pela causa da evangelização – tanto salesianos como leigos, colaboradores e todos os que ajudaram na Missão confiada por São João Bosco a seus Filhos.
Após a Santa Missa, o grupo caminhou até o antigo cemitério dos Tachos, onde estão sepultados os religiosos salesianos Ir. Pedro Bertolino (25/03/1905), Ir. Antônio Baldi (19/10/1911), P. José Pessina (19/04/1916), Ir. Domingos Montanari (01/08/1921), Ir. Manuel da Fonseca (28/04/1924) e o Cacique Boe-Bororo Uke Wagúu. Todos rezaram juntos uma Ave-Maria por intenção desses heroicos irmãos falecidos.
Hoje a organização religiosa da Missão Salesiana de Mato Grosso (ou também Inspetoria Salesiana do Brasil-Campo Grande (BCG) – opera em 21 presenças na região Centro-Oeste do Brasil, envolvendo 122 Salesianos de Dom Bosco e inúmeros leigos da Família Salesiana. Sua atuação se destaca em Instituições de ensino de vários níveis, Paróquias, Obras sociais e Missões entre Indígenas.
A chegada dos Salesianos ao Centro-Oeste ocorreu em 18 de junho de 1894, quando o já bispo Dom Luís Lasagna e cinco Missionários desembarcaram em Cuiabá. Eles iniciaram suas atividades na Paróquia de São Gonçalo do Porto e fundaram o Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, ainda no mesmo ano. Dom Antônio Malan, escolhido para a expedição missionária, tornou-se o primeiro Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso após a morte de Dom Lasagna em 1895.
Os Salesianos fundaram Colégios em Cuiabá e Corumbá, Escolas agrícolas e Missões entre os índios Bororo. A partir de 1895, com a chegada das Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos ampliaram seu trabalho junto aos bororo.
Ao longo dos anos, a Missão Salesiana enfrentou desafios, como a perda de quatro salesianos em atividades missionárias. Em 1994, a Inspetoria Salesiana celebrou seu Centenário e inaugurou a Casa do Sonho, em Chapada dos Guimarães.
As Obras Sociais Salesianas são um espaço que acolhe e transforma a vida de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Em cada uma delas, oferecem-se educação de qualidade, assistência social, formação humana e profissional, buscando ajudar esses jovens a se construir um futuro digno.
A presença salesiana no Mato Grosso continua forte, com Escolas e Universidades, em Cuiabá, Cáceres, Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Lins e Araçatuba. A Missão se mantém focada na evangelização e educação dos jovens, com um crescente Movimento juvenil salesiano. A Família Salesiana busca prolongar a missão de São João Bosco, indo ao encontro dos jovens mais necessitados, gerando outrossim vocações à Vida Religiosa – salesiana e sacerdotal. Enfim, a história de 130 anos de Salesianos no Centro-Oeste é uma história de Fé, de educação, de compromisso com a Juventude.